Por que o IPTV (TV Box) trava?

07.07.2022

A TV Box, também conhecida como IPTV, é um sistema que entrega um serviço não oficial onde se concentram vários canais por assinatura que são acessados através da internet.

Porém, é importante você compreender, que por lei, esse tipo de sistema não pode ser hospedado no Brasil.

Para dificultar a fiscalização, esses sistemas de IPTV são instalados fora do país, geralmente na China, Rússia e Índia e isso compromete a estabilidade e a qualidade da transmissão.

O Netflix por exemplo, é um sistema oficial e está instalado em todas as capitais do Brasil. Por ser uma plataforma oficial, bem como Amazon, Disney Plus, HBO e outras, funciona muito bem e de forma muito estável no nosso país.

Portanto, qualquer aparelho de IPTV existente no Brasil, recebe os canais que estão hospedados fora do país. Esses sistemas hospedados em outros países podem ser bons ou ruins exatamente por não serem oficiais e não serem fiscalizados para que se exija qualidade de excelência desses sistemas.

Sabendo disso, pode-se destacar algumas questões que impactam na qualidade do sinal do canal que você está acessando pelo IPTV (TV Box):

  • A tecnologia e potência do sistema de canais;
  • A rota, que é o caminho percorrido entre o país onde o servidor está hospedado até a sua casa;
  • E a quantidade de pessoas que estão acessando o canal ao mesmo tempo.

É por isso, que às vezes você assiste um canal normalmente, mas em momentos de pico ele começa a travar.

Um bom exemplo para esses problemas são os canais de jogos de futebol. Normalmente no momento do jogo, muitas pessoas estão assistindo ao mesmo tempo, e por ter esse grande fluxo de usuários simultâneos, o servidor não consegue distribuir o sinal de forma estável.

É bem provável que neste momento que começa a travar o canal que está com alto fluxo, se você trocar para um canal menos acessado, você verá que ele não estará travando.

Um serviço de TV utiliza menos de 10 mega, desta forma a instabilidade destes serviços geralmente não estão relacionados à velocidade da sua Internet.

A UNE é neutra e não bloqueia ou reduz a velocidade de nenhum tipo de serviço, nossa Internet é Livre para você utilizar o máximo do potencial dos seus aparelhos e o quanto você utiliza não faz nenhuma diferença para a UNE.

De toda forma, nós recomendamos a utilização de serviços oficiais como os que já foram citados nesse artigo para que você tenha constância e estabilidade de sinal, e assim curtir as mídias que você mais gosta.

3 thoughts on “Por que o IPTV (TV Box) trava?

  1. Muito útil esse comentário, adquiri um aparelho destes e sofria com lentidões e travamento, depois que comecei a utilizar o Netflix, e assinar o Premiere nunca mais tive dor de cabeça.

    Apesar de mais barato, não vale a pena o cansaço e a frustração de não poder acompanhar meus jogos e filmes com qualidade.

  2. Tenho um TV BOX 4K, igual ao que aparece na foto. Durante um jogo de futebol, existem realmente travamentos, mas também repetições de jogadas em excesso. Qual a causa dessas repetições ? Agradeço.

    1. Olá Raul, tudo bem com você?

      A Repetição de um um trecho da transmissão é uma falha no servidor do IPTV, que pode ser relacionada ao carregamento da programação. Como ele não consegue enviar todo o pacote, o servidor repete um período para efetuar o carregamento sem “parar” a transmissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *