O que é Wifi 4 e Wifi 5?

07.03.2022

Existe uma verdadeira “sopa de letrinhas” quando o assunto é Wifi e celular.

O número pode representar as versões, ou a evolução da tecnologia e a letra pode significar a abreviatura da palavra “geração” ou também ser a abreviatura da palavra “gigahertz” que é uma unidade de frequência (Wikipedia).

Como se não bastasse, há uma confusão ainda sobre essas siglas quando são utilizadas para falar de aparelhos celulares ou para falar de Wifi.

Redes de Celular

Não será nosso foco aqui falar sobre redes de celular mas selecionamos esse artigo para você que se interessa pelo assunto.

Redes Wifi

Os nomes utilizados no Wifi foram padronizados recentemente para facilitar o entendimento.

Atualmente existem 3 tecnologias de Wifi, são elas o Wifi 4, o Wifi 5 e o Wifi 6.

Wifi 4

O Wifi 4, Wifi 5 e Wifi 6 são tecnologias complementares e não substitutas.

A principal diferença das duas primeiras está na capacidade da transmissão de dados e na intensidade do sinal. O Wifi 4 , chega até aproximadamente 50 mega de transmissão. Ela é a tecnologia mais antiga, compatível com mais aparelhos e também chega mais longe se comparada com o Wifi 5.

Esta característica gera muitas dúvidas nos clientes pois ao utilizar o Wifi 4, a transmissão não passará de 50 mega independente do plano de Internet contratado.

Wifi 5

O primeiro ponto sobre é cuidar para não confundir Wifi 5 com o 5G do celular, que é uma outra tecnologia, lançada em 2022 no Brasil e que é explicada no tópico “Redes de Celular” acima.

O Wifi 5 é uma tecnologia de Wifi que até 2021 funcionava apenas nos aparelhos das linhas mais avançadas. A partir de 2022 ela passou a ser um padrão e a maioria dos aparelhos já são compatíveis. Ela consegue transmitir em torno de 500 a 600 mega dependendo muito da modernidade do celular e também da distância que é a grande inimiga desta tecnologia.

Esta tecnologia funciona muito bem em distâncias muito curtas, geralmente somente no mesmo cômodo em que o roteador Wifi está instalado. Quando o aparelho de celular está distante do roteador, o celular perde a comunicação com a tecnologia Wifi 5 e utiliza a tecnologia Wifi 4 para não perder a conexão, mas a taxa de transferência (mega) é reduzida. O desconhecimento desta característica gera muitas dúvidas. Converse com o nosso atendimento caso ainda tenha dúvidas.

Wifi 6

O Wifi 6 como já dissemos anteriormente, é uma tecnologia complementar. Cada vez temos mais aparelhos conectados e o Wifi 6 veio para que o desempenho do Wifi não seja reduzido quando existirem muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo.

Qual Wifi utilizar?

Para atualizar o telefone, fazer um backup do telefone, baixar aplicativos e jogos, prefira o Wifi 5, esteja no mesmo cômodo que o seu roteador Wifi e aproveite o máximo de mega do seu aparelho.

Para acessar redes sociais, seja Whatsapp, Instagram, Facebook, Tiktok ou outras e também para navegar na Internet ou ver filmes, o Wifi 4 pode ser melhor, principalmente se você estiver longe do roteador. Se o seu roteador Wifi estiver na sala, provavelmente a rede Wifi 5 não funcionará no seu quarto.

E sobre as frequências de 2.4Ghz e 5.8Ghz (gigahertz)

A frequência de 2.4Ghz (utilizada no Wifi 4) tem uma onda eletromagnética maior e consegue vencer mais obstáculos como móveis e paredes e por isso ela “chega mais longe”. Por ser maior, ela é mais lenta e portanto transmite menos dados, por isso ela fica limitada a aproximadamente 50 mega.

A frequência de 5.8Ghz (utilizada no Wifi 5) tem uma onda eletromagnética menor e por isso é interrompida com mais facilidade por móveis e paredes, por isso ela “não chega tão longe”. Por ser menor, ela é mais rápida e portanto transmite mais dados podendo chegar até 700 mega.

Veja nesse quadro as diferenças técnicas e de utilização:

Nome Apelido Frequência Força do Sinal Alcance Mbps
Wifi 4 Wifi 2G 2.4Ghz Alta Alto ~ 50Mbps
Wifi 5 Wifi 5G 5 a 5.8Ghz Baixa Baixo ~ 500Mbps
Wifi 6 Wifi 6G 2.4 e 5.8Ghz Alta Alto ~ 800Mbps

 

Está com dúvidas? Chame nossa equipe de atendimento no Whatsapp.